terça-feira, 16 de outubro de 2007

sobre INTERFACE, assunto que pesquisei

A interface em resumo e de uma forma simplificada é a fronteira que define a forma de comunicação entre duas entidades, existe vários tipos de interface, a do usuário, física, em programação.
Segue abaixo os sites onde pesquisei:

Gostei bastante do assunto, vale apena se aprofundar mais, pois afinal de contas este conceito nós utilizamos a todo momento tentando nos comunicar com tudo que está a nossa volta.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

aula do dia 08/10

A aula de hoje foi um pouco prejudicada pela falta da internet, pois somente quatro computadores estavam com internet, mas antes que fosse estabelecida a conexão com a rede, pudermos ver a vinheta feita pelo grupo da turma de segunda sobre o trabalho que nos foi passado no começo do curso, que cada grupo ficaria responsavel por, vinheta, pagina na net, rádio e etc, tudo para a semana da ciencia e tecnologia, a vinheta ficou legal elas foram bastantes criativas, depois a professora começou um brainstorm "uma tempestade de ideias" sobre cibercultura, depois dividiu a turma em duplas e cada um ficou responsavel por um tema o meu foi a interface, pesquisamos na internet sobre tal tema, para que na proxima aula venhamos a discuti-lo.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Inclusão Digital (Aula do dia 24/09/07)

A aula de hoje (24/09)discutimos sobre a inclusão digital, alfabetização digital e outros assuntos decorrentes, lendo um texto da Fundação Getulio Vargas, que fala sobre Inclusão Digital, existe pelo menos cinco canais de Inclusão digita (seria os canais de inclusão): emprego, domicílios, escola (nesse canal de inclusão o principal foco é a criança), negócios e o governo.
Pude perceber também na tabela de inclusão digital do Brasil (tipo um ranking das cidades que vai da mais incluida digitalmente até a menas), das aproximadamente 1800 cidades na lista as cidades com menos inclusão digital são as do nordeste, algumas dessas cidades chegam a ter 0.2% de inclusão digiatl!?!?!? "um absurdo", só que a "mais" inclusiva digitalmente falando, também não é lá essas coisas tem aprox. 42% de inclusão.
No texto também observei que eles veem a I.D. como que fosse a solução para a miséria, mas será que só "incluir" o individuo no mundo digital é o suficiente para ele deixar de ser um miseravel (pois a vida não se resume ao digital!!!), que como qualquer ser humano tem que ter suas necessidades básicas atendidas (essas que a I.D. não soluciona, não faz desaparecer, nem aminisa).
A visão paronâmica que tive da inclusão digital foi de que muita gente está vendo a I.D. como a "salvadora da pátria", mas será que a inclusão digital, sem está aliada a outras medidas vai funcionar?
Ao meu ver a I.D. e seus beneficios que existem sim (e não podemos negar) teria que ser uma consequência de medidas básicas que existiria para nos tirar da miséria (essas medidas "básicas" seria: emprego, salário justo, educação, moradia, direito à saúde, e etc.)

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

aula de 10/09

A aula de hoje foi bastante dinamica, pois como na aula passada Moises, nos ensinou como mexer em programas de software livre, um que da para fazer impressos, muito legal e o legal foi que nós ao mesmo tempo em que ele fazia um "jornal" para nos ensinar, nós também podiamos estar fazendo em nosso computador, depois ia acontecer a oficina de web, que por sinal é o meu grupo, so que quem ia nos ensinar a mexer no twiki não foi, então a professora nos ensinou, e inclusive eu tenho até que fazer o registro no twiki, eu gosto de aulas assim por que são aulas dinamicas onde aprendemos em oficinas que posteriormente poderam nos ser útil.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Sobre a aula de 03/10

Hoje tivemos uma aula diferente, pois foi um rapaz chamado Moises que nos "deu" aula, ele nos clareou a menti sobre um programa chamado Audacity, que serve para usar em gravações, é muito legal, gostei de conhecer esse novo programa, que além de poder ser usado no trabalho da disciplina, podera ser usado em nosso dia-a-dia.
Aprendemos tambem a usar o programa de video KINO, com um bolsista de Nelson Pretto.

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Reflexões sobre CIBERCULTURA em 27/08

* Muita informação, não tem como se ter toda a informação
* O trabalho é rotativo: 1° se aprende, 2° transmite-se os saberes, 3° produção de conhecimento volta para o 1° passo que é a aprendizagem e assim rotativamente, sendo que ao meu ver em todoas as etapas nós acabamos por tambem aprender.
* O professor tem o seu papel diferenciado ao de antes, agora ele é um "animador da inteligência", ou seja, ele não mais só irá "transmitir" o conhecimento, mas sim será como um facilitador da aprendizagem que tambem irá aprender com seus alunos e virse versa.
* A informação esta disponivel não precisando mais memorizar a informação ou guarda-la, já que eu tenho acesso à ela.
* A mesma informação pode ter vários sentidos, depende de quem esta lendo, tambem mudando o sentido até do proprio autor que a escreveu.
* Inteligencia artificial >passa a ser> inteligencia coletiva.
* Existe novas formas de produção de conhecimento, não é mais necessário usar o mesmo modo de produção, tem outros vários que podem ate ser melhor, a depender de cada individuo.

Sobre trabalho da disciplina em 27/08

* Divisão dos grupos (web, radio, vídeo, impresso)
* Fiquei no grupo da web.
* Pesquisa sobre o assunto: metareciclagem e robótica livre

Pesquisa:
-SOBRE META RECICLAGEM:
http://metareciclagem.org/drupal-5.1/
http://oxossi.metareciclagem.org/moin/
DEFINIÇÃO DE META RECICLAGEM
> meta reciclagem é uma rede auto-organizada que propõe a apropriação/reapropriação/ desapropriação da tecnologia para a transformação social.
OBJETIVOS:
> circulação da informação através da internet.
> uma nova forma de juntar pessoas que têm interesses em comum, fomentar um processo profundo e dinâmico de troca de conhecimento e levar à mobilização e ao planejamento e execução de ações coletivas

-SOBRE ROBÓTICA LIVRE:
http://www.roboticalivre.org/portal/
http://dennis.eti.br/content/view/40/2/
DEFINIÇÃO DE ROBÓTICA LIVRE:
> pelo que eu li a respeito do assunto, robótica livre seria a reutilização de materiais já descartados (sucata tecnologica), juntamente com um software e hardware livre, com fins pedagógicos. A chamada pedagogia da sucata é uma alternativa para se trabalhar com a tecnologia, na inclusão sócio-digital dos a(u)tores sociais, aproveitando o lixo tecnológico na construção de artefatos técnicos que auxiliem o ensino das mais diversas disciplinas escolares.