segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Reflexões sobre CIBERCULTURA em 27/08

* Muita informação, não tem como se ter toda a informação
* O trabalho é rotativo: 1° se aprende, 2° transmite-se os saberes, 3° produção de conhecimento volta para o 1° passo que é a aprendizagem e assim rotativamente, sendo que ao meu ver em todoas as etapas nós acabamos por tambem aprender.
* O professor tem o seu papel diferenciado ao de antes, agora ele é um "animador da inteligência", ou seja, ele não mais só irá "transmitir" o conhecimento, mas sim será como um facilitador da aprendizagem que tambem irá aprender com seus alunos e virse versa.
* A informação esta disponivel não precisando mais memorizar a informação ou guarda-la, já que eu tenho acesso à ela.
* A mesma informação pode ter vários sentidos, depende de quem esta lendo, tambem mudando o sentido até do proprio autor que a escreveu.
* Inteligencia artificial >passa a ser> inteligencia coletiva.
* Existe novas formas de produção de conhecimento, não é mais necessário usar o mesmo modo de produção, tem outros vários que podem ate ser melhor, a depender de cada individuo.

Sobre trabalho da disciplina em 27/08

* Divisão dos grupos (web, radio, vídeo, impresso)
* Fiquei no grupo da web.
* Pesquisa sobre o assunto: metareciclagem e robótica livre

Pesquisa:
-SOBRE META RECICLAGEM:
http://metareciclagem.org/drupal-5.1/
http://oxossi.metareciclagem.org/moin/
DEFINIÇÃO DE META RECICLAGEM
> meta reciclagem é uma rede auto-organizada que propõe a apropriação/reapropriação/ desapropriação da tecnologia para a transformação social.
OBJETIVOS:
> circulação da informação através da internet.
> uma nova forma de juntar pessoas que têm interesses em comum, fomentar um processo profundo e dinâmico de troca de conhecimento e levar à mobilização e ao planejamento e execução de ações coletivas

-SOBRE ROBÓTICA LIVRE:
http://www.roboticalivre.org/portal/
http://dennis.eti.br/content/view/40/2/
DEFINIÇÃO DE ROBÓTICA LIVRE:
> pelo que eu li a respeito do assunto, robótica livre seria a reutilização de materiais já descartados (sucata tecnologica), juntamente com um software e hardware livre, com fins pedagógicos. A chamada pedagogia da sucata é uma alternativa para se trabalhar com a tecnologia, na inclusão sócio-digital dos a(u)tores sociais, aproveitando o lixo tecnológico na construção de artefatos técnicos que auxiliem o ensino das mais diversas disciplinas escolares.