segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Sobre a aula de 20/08

O tema da aula de hoje é sobre a nova relação com o saber, e como base nas discursões em aula, alem do texto de Pierre Lévy, assistimos à uma entrevista com um filosofo francês no programa Roda Viva, na entrevista ele começa falando sobre a diversidade do Brasil, e que isso seria bom, pois nós conseguimos lhe dar com a diversidade, tolerando e entendo o outro, de forma que conseguimos viver em "paz", difernte de paises que são chamados de primeiro mundo. Mas afinal, esses termos de primeiro, segundo e terceiro mundo não estariam desaparecendo? Ja que por causa da globalização e da tecnologia o mundo estaria interligado.
Nesse contexto falando agora sobre globalização, ela se oporia às pessoas devido as fronteiras serem cada vez mais porosas, não respeitando as diferenças das pessoas (suas culturas, seus modos, suas religiões, seus custumes, etc.). Mesmo com a globalização tedendo a deixar tudo sem fronteiras e tudo "igual", continuariamos com diversiades, pois nós somos difrentes e acabamos por criar a diferença.
O processo de conhecimento no mundo globalizado seria mestiço, ou seja, nós recebemos conhecimentos atraves de diversos meios cabendo a nós filtrarmos o que queremos leu ou saber, ja que a cultura se ganha filtrando e nao tendo toda a cultura.
Falando agora sobre a ciência, esta que tambem tem um lado prejudicial para com a humanidade, temos que ter a consciência de que a ciência tambem pode estar ligada as questoes socias, esta seria um movimento social que progride. Ja que a ciencia é tambem uma questão pessoal temso que globalizar o saber, não criar especialistas que só saibam ou ciencias exatas ou humanas mas sim as duas, um saber global.