segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Inclusão Digital (Aula do dia 24/09/07)

A aula de hoje (24/09)discutimos sobre a inclusão digital, alfabetização digital e outros assuntos decorrentes, lendo um texto da Fundação Getulio Vargas, que fala sobre Inclusão Digital, existe pelo menos cinco canais de Inclusão digita (seria os canais de inclusão): emprego, domicílios, escola (nesse canal de inclusão o principal foco é a criança), negócios e o governo.
Pude perceber também na tabela de inclusão digital do Brasil (tipo um ranking das cidades que vai da mais incluida digitalmente até a menas), das aproximadamente 1800 cidades na lista as cidades com menos inclusão digital são as do nordeste, algumas dessas cidades chegam a ter 0.2% de inclusão digiatl!?!?!? "um absurdo", só que a "mais" inclusiva digitalmente falando, também não é lá essas coisas tem aprox. 42% de inclusão.
No texto também observei que eles veem a I.D. como que fosse a solução para a miséria, mas será que só "incluir" o individuo no mundo digital é o suficiente para ele deixar de ser um miseravel (pois a vida não se resume ao digital!!!), que como qualquer ser humano tem que ter suas necessidades básicas atendidas (essas que a I.D. não soluciona, não faz desaparecer, nem aminisa).
A visão paronâmica que tive da inclusão digital foi de que muita gente está vendo a I.D. como a "salvadora da pátria", mas será que a inclusão digital, sem está aliada a outras medidas vai funcionar?
Ao meu ver a I.D. e seus beneficios que existem sim (e não podemos negar) teria que ser uma consequência de medidas básicas que existiria para nos tirar da miséria (essas medidas "básicas" seria: emprego, salário justo, educação, moradia, direito à saúde, e etc.)