segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Sobre aula de 22/10

Na aula de hoje discutimos sobre termos da cibercultura, os termos foram:

Inteligência artificial quem falou sobre este tema foi Daniela Sacramento e em seu blog ela faz uma abordagem sobre a inteligencia artificial que "A inteligência artificial é uma área de pesquisa da ciência da computação dedicada a buscar métodos dispositivos computacionais que possuam ou simulem a capacidade humana de resolver problemas,pensar,ou,de forma ampla,ser inteligente. O desenvolvimento da área começou logo após a segunda guerra mundial com o artigo "computing machinery and intelligenc" do matemático inglês Alan Turing,e o próprio nome foi cunhado em 1956.Seus principais idealizadores foram os cientistas Marvin minsky,Herbert Simon,Allen Newell,John Mccarthy,Warren Muculloch e Walter Pitts,entre outros. Inicialmente a inteligência artificial visava reproduzir o pensamento humano.Com o passar do tempo,a I.A começou a abraçar a idéia de reproduzir faculdades humanas como criatividade,auto-aperfeiçoamento e uso da linguagem". Como deu pra perceber o conceito de inteligência artificial é muito complexo,porém é um tema polêmico que já foi abordado em filmes,revistas,programas de tv,etc.

Interatividade quem abordou tema foi Lenilda que em seu blog diz: "Interatividade, a princípio, me lembra interação, ou melhor está interagindo com alguma coisa ou com alguém. Mas, ao pesquisar, deparei-me com um dos conceitos mais complexos de conceituação.
Interatividade é diferente de interação e não está só relacionada a tecnologia digital, ao uso do computador. A interatividade possibilita mais interação. Então, o que é interatividade? È interruptabilidade, potência, cooperação, predisposição do sujeito a falar... ouvir... argumentar... disponibiliar-se conscientemente para mais comunicação. Bonilla(2002:188-193) comenta que a interação possibillita a atualização e a interatividade conduz a um estado de potência. Interação está mais limitado a um conceito específico;enquanto que interatividade é muito mais ampla, pois permite paraticipação e intervenção. "

Interface quem ficou responsável por pesquisar este tema foi eu e Patricia em meu blog eu falei que a interface "A interface em resumo e de uma forma simplificada é a fronteira que define a forma de comunicação entre duas entidades, existe vários tipos de interface, a do usuário, física, em programação. Este conceito nós utilizamos a todo momento tentando nos comunicar com tudo que está a nossa volta."

Simulação já tinha sido discutido na aula passada.

Rede, ''segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre, rede é Uma rede é uma quantidade de pontos (os nodos) interligados por relações que podem ser de vários tipos. A palavra começou por designar um dispositivo feito de cabos interligados numa malha, utilizado desde épocas pré-históricas na pesca e na caça. Mais modernamente, redes passaram também a ser utilizadas noutras atividades, como na navegação, na construção (atividades em que as redes são fundamentalmente mecanismos de segurança), no desporto, etc.
Existem vários tipos de artigos que refere-se a rede, mas a que nos interessa é a rede local ou de internet que é um conjunto de computadores interligados, compartilhando um conjunto de serviços." postado no blog de Carleane.

Virtualidade que foi "pesquisado" por sorry ma esqueci o nome dele, mas não entendi muito o que ele quiz dizer sobre virtualidade pois ele falou alguma coisa do tema relacionado a Socrates, mas pesquisei em um artigo de Bonila nossa professora.

Depois participei do forum do moddle e discutimos com o grupo sobre o tema e os pedentes do seminario a ser apresentado em classe daqui algumas semanas.

Fim, por enquanto.