segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Reflexões sobre CIBERCULTURA em 27/08

* Muita informação, não tem como se ter toda a informação
* O trabalho é rotativo: 1° se aprende, 2° transmite-se os saberes, 3° produção de conhecimento volta para o 1° passo que é a aprendizagem e assim rotativamente, sendo que ao meu ver em todoas as etapas nós acabamos por tambem aprender.
* O professor tem o seu papel diferenciado ao de antes, agora ele é um "animador da inteligência", ou seja, ele não mais só irá "transmitir" o conhecimento, mas sim será como um facilitador da aprendizagem que tambem irá aprender com seus alunos e virse versa.
* A informação esta disponivel não precisando mais memorizar a informação ou guarda-la, já que eu tenho acesso à ela.
* A mesma informação pode ter vários sentidos, depende de quem esta lendo, tambem mudando o sentido até do proprio autor que a escreveu.
* Inteligencia artificial >passa a ser> inteligencia coletiva.
* Existe novas formas de produção de conhecimento, não é mais necessário usar o mesmo modo de produção, tem outros vários que podem ate ser melhor, a depender de cada individuo.

Um comentário:

Washington Oliveira disse...

Só comentando um trecho dos seus escritos da última aula... onde Vc diz que não precisamos mais memorizar as informações ou guardá-la. Na verdade a nossa mente continua com as mesmas funçoes de antes da sociedade da informação. Os computadores não extiguem nossas faculdade, mas ao contrário, acaba por potencializa-las ainda mais em suportes digitais. Nesse sentido, acho incorreto dizer que já não precisamos mais memorizar ou guardar as informações. Nossa memória agora as guarda internamente, e mesmo quando o faz externamente é de inteira responsabilidade dela e não de outra coisa que lhe é extranha. Isso tudo, claro, se aceitarmos os pressupostos da inteligência coletiva do Levi que em ultima instancia representa esta potencialização e exteriorização das faculdades da mente.